Para finalizar nossos estudos sobre os
encaminhamentos, vamos falar sobre como é importante REGISTRAR em: fotografias,
escrita, blog, vídeos, música, etc. e anotar o que acontece durante as aulas,
anotações essas que são necessárias para ACOMPANHAR e AVALIAR o desenvolvimento
da didática e do aluno.
Pensando que cada
sujeito é ÚNICO, uma avaliação processual e individual deve ser direcionada a
cada educando considerando todo o seu PERCURSO. Além disso, é importante a avaliação
também ser direcionada ao professor; ou seja, os alunos dão um feedback para
ele, sobre sua didática, avaliação e aulas...
Dentro da nossa
proposta, pensamos em finalizar os registros com as avaliações físicas dos 2
alunos voluntários que foram escolhidos no começo da nossa prática à partir da
ampliação, quando mostramos a “ficha de avaliação” e acordamos com eles esse
processo, também retomar algumas fotos que foram tiradas durante as aulas e
junto com as palavras iniciais que coletamos, formar a “NUVEM DE PALAVRAS”. Lembrando
que os registros se dão em todas as etapas e o professor precisa estar atento e
demonstrar um olhar INVESTIGATIVO com o que acontece durante suas aulas.
Partindo para a parte
avaliativa do conteúdo a gente propôs primeiramente uma “AUTOAVALIAÇÃO”, com
perguntas abertas sobre a relação pessoal e atuação durante as aulas, aqui
queremos que o aluno REFLITA sobre sua ATITUDE e compromisso que teve com a disciplina,
avaliando a si mesmo com um conceito final de: “satisfatório”, “regular” ou
“insatisfatório”. Passando para avaliação do conteúdo, se o objetivo foi
cumprido, como foi a exposição das aulas, sempre com PERGUNTAS ABERTAS e ao
final uma avaliação do professor e sua equipe de orientação, com os mesmos
conceitos.
Para finalizar,
ressaltamos que o professor expressa quem ele é a partir de seus registros por
isso é importante que estejam bem organizados e dispostos com ATENÇÃO a cada um,
seu DESENVOLVIMENTO PESSOAL e didática, fazendo da avaliação final um
importante instrumento de reflexão pro educador e educando pensar sua prática
de ENSINO-APRENDIZAGEM.
Para
finalizar a abordagem da avaliação, vamos compartilhar aqui uma imagem tirada
da parede da Faculdade de Educação da UNICAMP nessa semana, onde mostra uma
exposição de alunos do Ensino Fundamental ecom suas palavras e ideias sobre
“avaliação”:

Muito legal esse fluxograma de barbantes sobre a avaliação, uma proposta interessante seria estimular os alunos a criarem seu próprio fluxograma, e com base nele, nas criticas, sugestões e possibilidades pensar a avaliação pautada nisso
ResponderExcluir154471
ResponderExcluirFoi muito interessante vocês terem colocado um mural sobre como os alunos compreendem a avaliação foi, pois, a partir desse mural, percebemos como as pessoas são diferentes e têm interpretações diversas sobre um mesmo assunto. E é muito enriquecedor para os professores e para os alunos observar que o processo avaliativo pode ser mais que pressão, exclusão e/ou obtenção de nota (resultado), enfim, que a avaliação pode ser um instrumento de autoconhecimento e de respeito à diversidade de saberes/cultura.