segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Aprofundando a temática MUSCULAÇÃO



         Aprofundando um pouco no conhecimento da musculação, precisamos ANALISAR quais os reflexos sociais e estéticos que essa prática causa para a nossa sociedade e como exemplo, gostaríamos de expor uma foto e perguntar para vocês, antes de seguirmos: “VOCÊ ACHA QUE ESSE PODE SER CONSIDERADO UM CORPO SAUDÁVEL???”



(foto retirada da Internet)

 

Esse é o FISICULTURISTA Mateus Ferraz, com 23 anos e ATUAL CAMPEÃO PAULISTA E BRASILEIRO DE MUSCULAÇÃO(2016), que era conhecido no exterior onde também disputava competições... Isso mesmo, disputava, pois infelizmente ele morreu, recentemente no dia 23/09/2016. Mateus deu entrada no hospital com falta de ar, mas a suspeita de acordo com o cardiologista que atendeu o rapaz foi de que ele tenha feito o uso excessivo de anabolizantes, confirmado por familiares.
Não estamos aqui para condenar ninguém, mas com essa notícia queremos trazer uma REFLEXÃO para o uso indiscriminado de anabolizantes nesse esporte e dar atenção à algumas doenças que surgem em busca de um “corpo perfeito”.


  • Anorexia
  • Bulimia
  • Vigorexia

Nossa sociedade nos IMPÕE padrões através da mídia, moda, cosméticos e consumo, que nos aprisionam psicologicamente e podem levar à doenças e até a morte.
O sentimento de não pertencimento a esses padrões leva cada vez mais indivíduos a buscarem métodos nem sempre saudáveis para tal e quando o objetivo não é alcançado, pode levar inclusive essa pessoa à DEPRESSÃO, ABUSO DE ANABOLIZANTES, ANOREXIA, BULIMIA entre outros problemas psicológicos. Nesse sentido é preciso uma autocrítica e constante luta para desconstruir padrões e nos libertarmos de conceitos moldados. Outra questão que se faz atual e surge com esse preconceito, é a GORDOFOBIA, mais um exemplo de DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO por um corpo que não se encaixa à esse tipo de estética hegemônica.


Numa prática, gostaríamos de retomar a ampliação e lembrarmos que todes nós temos corpos diferentes e únicos e, enquanto educadores, possibilitar o debate para a quebra de padrões impostos, através de ferramentas que potencializem a desconstrução/construção dos educandos, fazendo assim valorizar os indivíduos e desconstruir a valoração que atribuímos a essas diferenças (ou seja, valorizar as diferenças e não dar valor à elas). 



10 comentários:

  1. No caso desse atleta os anabolizantes são necessários, pois isso faz parte do trabalho dele, porém quem usa por estética deve sempre estar ciente dos riscos. Nao devemos julgar pois cada um faz o que bem entender com o corpo. Mas deve estar ciente e preparado para os efeitos colaterais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOME:148894

      São necessários?? Acho que pelo menos nos campeonatos de musculação os organizadores não obrigam isso, e muito pelo contrário... Tem até exame anti-dopping, né..??
      Mas realmente, não devemos julgar e sim problematizar, é o que propõe o grupo com a temática e assim levantar esses questionamentos... Para isso, vamos nos perguntar, mesmo sabendo que praticamente todos usam o que nos leva a pensar que isso é necessário..?? Será que vai ser pra sempre assim?? Já ouvi falar de campeonatos de naturais.. e aí, será que dá certo?? Acho que a conscientização é uma boa saída..



      PS: o mais engraçado que me fez pensar aqui, é que a gente sabe de todo esse abuso de anabolizantes, e que só assim é possível a criação desses corpos monstruosos e mesmo assim os principais patrocinadores no Brasil são empresas de suplementos... Eu acho engraçado, pra não falar hipocrisia por parte deles..

      Excluir
  2. Boa pergunta no início do texto. Mas aí depende né, o que significa ser saudável. Se formos pensar tomando os indicadores da OMS, creio que a resposta seria não, esse não é um corpo saudável, já que o percentual de gordura, por exemplo, está abaixo do indicado.

    Eu não conhecia o termo vigorexia. Legal saber disso. Entendo bem o que vocês falaram da sociedade e seus padrões colocados e apresentados, mas não sei até que ponto podemos dizer que são "impostos". São apresentados, glorificados e propagados, mas, pelo menos de maneira clara e direta, não sei se eu diria que são impostos. De qualquer forma, o que foi falado sobre gordofobia é bem verdade. Já falei e ouvi esse termo em conversas, não sei se é uma palavra comumente usada ou não. Mas certamente é algo que ocorre bastante e é pouquíssimo discutido.

    ResponderExcluir
  3. 147980- Acho que é muito importante conscientizar os alunos sobre os diferentes pontos de vistas e corpos existentes, bem como o impacto que terá na vida de cada um, no entanto nosso papel é conscientizar e não criar qualquer tipo de conceito, pois por trás de todo corpo existe toda uma história de vida.

    ResponderExcluir
  4. 160413
    Interessante e bastante relevante o aspecto dessa modalidade que vocês resolveram aprofundar.
    É um tema que cerca essa modalidade, que se faz presente na realidade dos jovens. Inclusive caiu na prova dos alunos de educação física do estado ( na escola do meu namorado), porém sem que isso fosse aprofundado e problematizado dessa forma.
    Vejo, ainda que este é um tema que traria bastante interesse nos alunos.
    E por fim, o legal é o conceito de saúde e saudável que eles vão construir coletivamente, não é ?1
    Parabéns !!

    ResponderExcluir
  5. acredito que os padrões de beleza são impostos sim, a maioria da sociedade considera determinados corpos mais bonitos que outros por influencia da mídia, isso é facilmente observado no cotidiano, mas a pessoa que decide se aquilo é algo que ela deve lutar para ser alcançado, é claro que isso é algo que envolve muitos fatores como: preconceitos, aceitação, auto-estima, mas antes dessa luta frenética, cheia de no pain no gain, é interessante que a pessoa tente refletir através de uma problematização desse assunto se vale a pena continuar seguindo esses padrões ou não, e principalmente se vale a pena arriscar a própria vida para tal fim.
    118278

    ResponderExcluir
  6. 159995
    Muito interessante vocês mostrarem a existência de certas doenças psicológicas como a anorexia e a bulimia, e falar sobre a vigorexia, que eu sinceramente, soube esses dias que existia. E o mais importante nesse aprofundamento, é mostrar, de fato, as consequências que podem acontecer pela busca de um corpo "perfeito".

    ResponderExcluir
  7. De fato, chama muito atenção uma atividade como essa. É uma proposta de muita importância, principalmente se pensarmos que essa é uma realidade presente no cotidiano dos jovens, então existe uma facilitação da ancoragem do conteúdo. Entretanto eu acredito que falar sobre uma imposição da sociedade sobre certos aspectos, porque eu acredito que essa forma de falar sugere uma opinião forte, e põe rótulos a agente diversos, como por exemplo a moda ou a sociedade, quando na realidade, a musculação tem sua abordagem saudável e também categorias de competições que são contra o uso de anabolizantes, é importante que os alunos sempre vejam todos os lados.
    Lucas Santos- 140766

    ResponderExcluir
  8. 118211
    Rebato a pergunta do começo do post com outra: O que é um corpo saudável?
    Infelizmente corpo saudável virou sinonimo do padrao de corpo imposto pela sociedade. Uma sociedade "moderna", prática, rápida, instantanea, descartável... que busca soluçoes rapidas e muitas vezes, ineficientes... como o caso do fisioculturista que o grupo trouxe nesse post.
    Bulimia, Anorexia, Vigorexia... doenças do mundo moderno, transtornos relacionados à busca incansável de um corpo perfeito. Corpo perfeito? Pra quem? Ele existe? Perfeita é a diversidade, ou pelo menos deveria ser.

    ResponderExcluir
  9. 154471
    É muito relevante questionar o que é um corpo saudável, quando se trata da tematização da musculação, pois, muitas vezes, os indivíduos que procuram a academia de ginástica para praticar essa atividade, estão em busca de padrões de corpos ideias disseminados pela mídia, não importando com a sua saúde física e mental.
    Mas gostaria de pedir que tomem cuidado ao redigir o texto, uma vez que, a anorexia, bulimia e o abuso de anabolizantes não são problemas psicológicos. Os dois primeiros termos são distúrbios alimentares e tem etiologia multifatorial, mas pode ter como uma das causas, o fator psicológico. E o abuso de anabolizantes também é multifatorial e um dos fatores pode ser o psicológico.
    E para desconstruir esses padrões hegemônicos dos corpos, seria muito interessante usar os conceitos de corpos de épocas diferentes e questionar o porquê disso, ou seja, analisar o contexto histórico e social que determinou qual o corpo belo e desmistificar que somente há um corpo belo e saudável, mas diversos, ao valorizar a heterogeneidade das formas corporais.

    ResponderExcluir