NOTA DE ESCLARECIMENTO Blog ‘Exercite o Pensamento’
Primeiramente, Fora Temer!
Nós do blog Exercite o Pensamento viemos pedir nossas
sinceras desculpas aos leitores que acompanham nosso blog pelo atraso de nossas
postagens, prejudicando assim o andamento dos conteúdos e a reflexão acerca dos
temas discutidos em sala de aula. Apesar dos atrasos o blog ainda RESISTE! e manteremos
a proposta de juntos instigar a faísca do pensamento em relação a educação do
nosso país.
Para tanto, deixaremos a seguir uma imagem para refletirmos e
exercitar nosso pensamento.
Após observar a imagem, pense consigo:
- Pra você, qual o papel da escola para a sociedade? E qual
o papel do professor dentro dessa Escola? E do aluno?
- A Medida Provisória 746/2016 anunciada pelo Governo Temer que
visa retirar algumas disciplinas do currículo do Ensino Médio, como a não obrigatoriedade
da Educação Física para os alunos, além de tornar o ensino profissionalizante e
a abertura para contratação de profissionais que obtém ‘notório saber’, tende a
alcançar os objetivos que a escola deve(ria) cumprir com seus cidadãos?
RE-FLI-TEMOS!
(e a nós, nada a TEMER!)

Bela reflexão...qual o papel da escola para a sociedade? Moldar nossas mentes? Nos condicionar a sermos iguais, fazendo o que mandam sem questionar? Ou seria nos fazer pensar..nos fazer questionar...criar curiosidade, criatividade..nos fazer melhores..nos fazer criticar? Por fim, FORA TEMER!
ResponderExcluir136506
ResponderExcluirRealmente a Medida Provisória nos fez refletir acerca do que a escola simboliza nos dias atuais pra todos os seus sujeitos (alunos, professores, pais, governo, etc.) Com suas mudanças propostas, a tendência a uma formação mais deficitária ainda e com pouco estímulo ao pensamento crítico nos remete a imagem trazida pelo grupo e o papel da escola, o que ela deveria propor e o que ela realmente propõe.
159995
ResponderExcluirA imagem representa bem o que a MP procura desenvolver na escola, ou seja, ela vai procurar moldar os alunos de acordo com os seus próprios interesses, fazendo assim com que o aluno não questione, não tenha senso crítico, curiosidade e criatividade, como foi dito pela Sara, no primeiro comentário. E isso, é algo muito triste, decepcionante, pois faz com que a escola perca de fato a sua função.
148784
ResponderExcluirO esquema no qual a maioria das escolas é moldado, demonstra o objetivo ao qual quer formar o aluno. Fileiras, professores sempre a frente, em um nível mais alto, respeito forçado. São situações que os alunos passam, perdendo por isso, seu desenvolvimento crítico e sua capacidade de criação.
147800 Renata M. Santos
ResponderExcluirA imagem mostra oque se tenta a muito tempo nas escolas brasileiras, a MP tenta aproximar mais ainda nossas escolas desta terrível situação, onde os alunos são moldados para serem de um jeito X e para obedecer e fazer coisas de um jeito Y. O nosso papel como professor é de auxiliar os alunos a desenvolver seu senso crítico, e a resistir a este perverso sistema...